Cirurgias plásticas de contorno corporal podem consistir de um ou mais procedimentos realizados para alterar a forma do corpo de uma pessoa. Podem ser feitas nos braços, mamas, abdômen, glúteos e em outras partes do corpo. O resultado esperado pelos cirurgiões é atingir a expectativa dos pacientes de ter uma silhueta desejada, sem sobras de pele.

Uma pesquisa publicada no Journal of Plastic and Reconstructive Surgery indica que o número de adolescentes solicitando cirurgias plásticas de contorno corporal após grande perda de peso está aumentando. Apesar de tratar sobre pessoas que fizeram cirurgia bariátrica, a pesquisa oferece indícios de que jovens que emagrecem muito estão recorrendo a este procedimento – no Brasil apenas maiores de 16 anos, após preencher pré-requisitos, pode se submeter a cirurgias bariátricas.

Os participantes do estudo apontaram que os braços e as coxas são as áreas mais problemáticas. Além de se sentirem desconfortáveis com sua aparência, o excesso de pele também provoca desconforto físico, de acordo com os pesquisadores, especialmente em áreas como o peito, as mamas, o abdômen e o queixo.

Anteriormente acreditava-se que jovens não eram afetados pelo excesso de pele da mesma maneira que os adultos após grande perda de peso. Esta pesquisa começa a indicar que a verdade pode ser diferente.