Cuidados no Pré Operatório de Cirurgia Plástica

/ / Cuidados no Pré Operatório de Cirurgia Plástica

Cuidados no Pré Operatório de Cirurgia Plástica

pre op

No pré-operatório é importante evitarmos fatores que aumentem risco da cirurgia:

Boa alimentação

É fundamental o paciente estar bem nutrido, pois a anemia e a falta de vitaminas e oligoelementos, como vitaminas A, B, C, zinco, cobre, ferro, vitamina K podem atrapalhar a cicatrização e até facilitar sangramentos.

Comer carne, verduras verde escuras ajudam como fonte de ferro. Porém, uma alimentação balanceada e rica em vegetais é o ideal para uma boa nutrição. Isso só adianta se realizado meses antes.

Parar de fumar 30 dias antes

O cigarro atrapalha em quase tudo. A nicotina é vasoconstritora e piora a circulação. Ao irritar o pulmão, as mais de quatro mil toxinas prejudicam a oxigenação do sangue. Somadas, má oxigenação e circulação aumentam sobremaneira o risco de necrose (morte de tecido por falta de oxigênio) e pioram a cicatrização. Outro fator agravante é o aumento do risco de trombose e embolia pulmonar.

Não usar anticoagulantes

Medicamentos derivados do acido acetil salicílico (AAS), como aspirina e todos os contraindicados em casos de suspeita de dengue, prejudicam a coagulação, o que aumentam o risco de hematomas. Outros medicamentos a base de vasodilatadores, como ginco biloba, arnica também devem ser evitados por aumentarem o sangramento.

Uso e anticoncepcionais hormonais

O anticoncepcional hormonal (pílula, injeção, adesivo) aumenta o risco de trombose, que é a coagulação do sangue dentro das veias. Consulte o seu médico, se ele aacha que você deva parar de tomar. Ainda não existe um consenso geral quanto a sua interrupção no pré operatório pelo risco de gestação.

Hidratar bem a pele

A pele precisa ser muito bem hidratada duas vezes por dia, principalmente na área a ser operada, para ficar mais elástica e minimizar risco e estrias (vale principalmente para próteses).

 

2016-03-13T19:31:47+00:00 março 13th, 2016|