Cirurgia Plástica Pós Bariátrica: Conhecendo seu médico!

/ / Cirurgia Plástica Pós Bariátrica: Conhecendo seu médico!

Cirurgia Plástica Pós Bariátrica: Conhecendo seu médico!

Quais perguntas um paciente candidato a uma cirurgia plástica pós-bariátrica deve se fazer antes de decidir se submeter a este procedimento?

O cirurgião é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica? Quais os riscos desta cirurgia? Existe algo que possa ser feito para diminuir os riscos da cirurgia? O paciente pós-bariátrico é igual ao paciente convencional? O resultado da cirurgia será igual ao de um paciente que não fez cirurgia bariátrica? Devo fazer algum preparo especial para esta cirurgia? Que cuidados devo tomar antes e após da cirurgia? Quais as limitações quanto aos resultados, da cirurgia? Qual o tamanho das cicatrizes? Vou precisar de outra(s) cirurgia(s) complementar(es)?

Qual pergunta um paciente não pode deixar de fazer ao cirurgião plástico?

Estou preparado para uma cirurgia segura?

Como é a preparação pré-operatória? Existem algumas dicas que podem ser passadas ao público?

Primeiramente precisamos da liberação da equipe que operou o paciente. A seguir na consulta médica avaliamos as possíveis patologias apresentadas pelo paciente (hipertensão arterial, diabetes, distúrbios respiratórios etc.) e se encontram equilibradas. Avaliação física do paciente visando as queixas e procurando outras alterações não relatadas, às vezes para se tratar bem um queixa do abdome, precisamos tratar o dorso também. Devemos procurar possíveis infecções de pele, que são comuns neste tipo de paciente devido às dobras cutâneas. Esclarecimento de dúvidas e orientações sobre a(s) cirurgia(s). Solicitamos os exames complementares. O paciente deve levar os últimos exames, assim como a relação dos medicamentos de uso contínuo. Uma boa alimentação é imprescindível para se evitar alterações como baixa de ferro ou proteínas. A prática de exercícios físicos é muito benéfica.

E a fase pós-operatória? Quais os cuidados específicos desta cirurgia plástica?

Seguir rigorosamente as orientações do seu médico. Estimular a deambulação. Estimular a ingestão de líquidos. Manter as feridas limpas. Exercícios físicos só após liberação do médico, assim como dirigir ou andar de moto. Como este tipo de cirurgia apresenta um índice de complicações maior do que em pacientes convencionais, qualquer pequena alteração deve ser comunicada ao médico.

Além de manter hábitos saudáveis, como o paciente pode manter os resultados desta cirurgia plástica?

Uma boa alimentação balanceada com ingestão de proteínas. Estes pacientes podem ter dificuldade para ingerir alimentos ricos em proteína. Evitar o “efeito sanfona”. Uso de cremes e hidratantes. Exercícios físicos regulares.

 

2016-07-17T10:45:18+00:00 julho 17th, 2016|